top of page
Foto do escritorMauricio Aurvalle

Já se viu tendo que arrumar gavetas antigas?


Você alguma vez se viu tendo que arrumar gavetas antigas?

Ou então arrumar aquele baú cheio de fotos e recordações?


Se alguma vez você já fez isto, então certamente já se deparou com o desafio que é enfrentar um processo de decoração e arquitetura de interiores. Ele é profundo e nos obriga a tomar uma série de decisões importantes na transição do antes e do depois.

Calma, isso não é o fim do mundo e nem vai te proporcionar quedas de cabelo. Pelo contrário, isto trará uma nova onda de boas energias no seu dia a dia.

É claro que o trabalho de interiores, e consequentemente vem a decoração, pode ocorrer nos mais diversos níveis de complexidade. Desde uma simples reorganização de quadros a um completo processo na casa inteira.

Seja em que escala você irá enfrentar este belo desafio o certo é que irá lidar com muitas questões pessoais não resolvidas. Desde se ver obrigado a dar um novo destino a móveis antigos (ou de pouco uso) até colocar em análise a sua rotina diária.


Na minha visão profissional, o item mais importante a ser colocado em conversa, definitivamente, trata-se das rotinas das pessoas...e eu ainda acrescentaria uma pitada daquilo que seria o desejo de cada um. A rotina e os desejos, para mim, são os condutores do trabalho que irá trilhar o caminho para um belo resultado, pois eles constroem solidez às inúmeras decisões necessárias a serem tomadas ao longo do processo.

Mas o que afinal isso tem a ver com decoração?

Eu te digo que literalmente tudo!!!

É esta compreensão sobre como usar o espaço e quais as necessidades para ele que irão justificar a presença ou a localização de qualquer elemento no ambiente, inclusive questões como cores, iluminação, conforto e todo o resto que constroem um lugar onde todos queremos estar.

“Ok, mas e como decorar?”

Te pergunto: “Como tu gostarias de te vestir diariamente se tu não tivesses obrigação com nada?” “Como te sentirias feliz?”

Isso é fácil....mas também muito difícil, não?

E para construir isso de forma longeva, é preciso que as pessoas resgatem seus objetos e recordações afetivas para incorporarem aos demais elementos (fotos, móveis, etc...) e tenham coragem para fazer aquilo que realmente seria o seu ideal e não a tendência que está estampada na capa de uma revista.

Este incrível trabalho que é a arquitetura de interiores e a decoração pode ser sim, apenas o trocar de cor de uma parede. Mas ele também tem a força de ser algo muito mais profundo e transformador na vida de todos nós, pois nos permite realizarmos questionamentos que não temos costumes de fazer....vamos resolvendo as coisas na medida que o tempo vai nos impondo e exigindo soluções.

Renovar os ambientes em que vivemos é tão importante quanto a data do Ano Novo. Precisamos, de tempos em tempos, dar espaço à novas energias.

Um grande abraço a todos.

Maurício Aurvalle, arquiteto.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Luxo Arquitetura e Moda

Esse é o nosso projeto comercial que buscou atender à um público feminino de puro Luxo. Me segue no Instagram :-) #Decoração #Arquitetura

bottom of page