Fazer uma obra é como descer uma lomba de decisões, se você não acertar a sequência vai tropeçar e rolar ela abaixo.
É bem isso mesmo.
Quando decidimos iniciar uma obra é de extrema importância compreender o caminho que virá pela frente e ter mapeado e definido “todas” as decisões que virão. É claro que o processo apresentará outras questões que surgirão com o andar da obra, mas estas serão facilmente resolvidas se houver o domínio do que se quer como resultado.
Esta compreensão do todo, permite a construção de um planejamento onde se identifica desde as ações que antecedem a obra até a organização das sequências das suas etapas. Da compra de materiais à contratação de equipes complementares, tais como instaladores de ar condicionado e aquecedor de água.
Em obra, tudo possui o seu momento. Desde a discussão sobre o projeto à instalações de materiais. Se ao longo da obra houver muitas modificações nestas sequências, podes ter certeza que enfrentará grandes problemas. De descontrole de custos à prazos totalmente ultrapassados.
A desorganização no processo da obra também influencia na qualidade tanto da sua execução do projeto quanto nos acabamentos. Mudar o rumo do projeto no meio do processo obriga por realizar o famoso “vamos ter que dar um jeito”. “Jeitos” nunca são feitos da forma que deveriam ser e isso é o primeiro passo para problemas futuros.
Outro fator importante em se levar em conta nas obras é com o entusiasmo de todos que estão trabalhando nela. Obras com muitos atrasos e refação de trabalhos afeta diretamente nos trabalhadores que passam a ficar desgostosos com o serviço e não se empenhar tanto na qualidade final. Você já se imaginou passar dois dias inteiros trabalhando pesado para concluir um serviço cujo o resultado lhe deixou orgulhoso? Daí, chega a pessoa para a qual ele foi feito e simplesmente diz que não será mais isso e você terá que demolir e refazer tudo? Ruim né? Agora imagina se isso se repete mais de uma vez na mesma obra? É assim que se quebra a moral e o entusiasmo dos trabalhadores. Elogios, reconhecimento e respeito aos serviços realizados são fundamentais.
Invista em um bom projeto e em bons profissionais, pois eles irão te poupar gastos e dores de cabeça desnecessários por meio de planejamento e boas decisões.
Uma boa obra a todos!
Maurício Aurvalle.